Consumidor

MODELO DE PETIÇÃO CONSUMIDOR. ATRASO ENTREGA IMÓVEL. CONSTRUTORA. MORA. NOTIFICAÇÃO JUDICIAL. INICIAL

2/11/20 | Comentários desativados em MODELO DE PETIÇÃO CONSUMIDOR. ATRASO ENTREGA IMÓVEL. CONSTRUTORA. MORA. NOTIFICAÇÃO JUDICIAL. INICIAL

MODELO DE PETIÇÃO

CONSUMIDOR.

ATRASO ENTREGA IMÓVEL. CONSTRUTORA. MORA.

NOTIFICAÇÃO JUDICIAL. INICIAL

Rénan Kfuri Lopes

Baixar arquivo da petição

Exmo. Sr. Juiz de Direito da … Vara Cível da Comarca de …

(nome, qualificação, endereço e CPF), por seu advogado in fine assinado, ut instrumento de procuração em anexo (doc. n. …), vem, respeitosamente, promover a presente NOTIFICAÇÃO JUDICIAL contra …, pessoa jurídica de direito privado, cadastrada no CNPJ sob o n. …, com sede …, pelas razões de direito adiante articuladas:

1. Em … as partes firmaram um “Contrato de Compromisso de Venda e Compra de Bem Imóvel”, com essas características:

compromitente vendedora: …. —ora notificada—.

compromissário comprador: … —ora notificante—.

objeto do contrato:

apartamento n. …, Bloco …, Residencial …, Metragem de … metros, composto por … quartos c/cobertura;

data da entrega do imóvel: … com tolerância de … (…) dias, ou seja, até … (doc. n. …).

2. Na data de … firmou-se um “Contrato de Mútuo Para Aquisição de Terreno e Construção de Unidade Habitacional Vinculada a Empreendimento, Com Fiança, Alienação Fiduciária em Garantia e Outras Obrigações do Programa Imóvel na Planta – SBPE – Com Utilização dos Recursos da Conta Vinculada do FGTS do Devedor Fiduciante”.

3. Nesse predito contrato a Caixa Econômica Federal é a Credora/Fiduciária, participando do ajuste como vendedora a … (ora notificada), como comprador … (aqui notificante), fiadora também aqui notificada e interveniente a … (doc. n. …).

4. Todavia, ultrapassado os prazos prometidos e o contratual acrescido da tolerância de 180 (cento e oitenta) dias encerrado …, a notificada não entregou o imóvel até a presente data ao notificante! (doc. n. …).

5. Confessando o atraso, o notificante foi pela “terceira vez” comunicado (“Olá Cliente” – sic) que a previsão de entrega do imóvel “por hora” (sic) se dará presumivelmente em … (doc. n. …).

6. Verifica-se que no Comunicado de … (vide doc. n. …) a própria notificada admite que “as disposições quanto a multa por atraso serão cumpridas e a … fará tudo para minimizar os transtornos até agora causadas” (sic).

7. Em suma: desde …, termo ad quem para a entrega da unidade imobiliária, já considerando o transcurso prazo de tolerância de … dias, a notificada encontra-se em inadimplente com o “CONTRATO DE COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE BEM IMÓVEL” não entregando o imóvel na data aprazada!

8. O notificante não é proprietário de outro imóvel e sua programação pessoal para se mudar em … e deixar de pagar aluguel não foi possível por culpa exclusiva da notificante.

9. O pior e mais trágico. Descumprindo a notificada à entrega do imóvel em … o notificante foi obrigado a desmarcar seu enlace matrimonial agendado para o início de … e não tendo alternativa, reside de maneira desconfortável com seus pais.

10. Como se não bastasse, diante da não entrega do imóvel em …, o notificante, na qualidade de devedor fiduciante vem injustamente pagando à credora fiduciante CAIXA ECONÔMICA FEDERAL a “TAXA DE EVOLUÇÃO DE OBRA”, que só será extinta após a expedição da certidão de “Habite-se“. Destarte, atrasada a obra por culpa exclusiva da notificada, vem pagando essa taxa de evolução de obra prevista no “CONTRATO DE MÚTUO PARA AQUISIÇÃO DE TERRENO E CONSTRUÇÃO DE UNIDADE HABITACIONAL VINCULADA A EMPREENDIMENTO, COM FIANÇA, ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA E OUTRAS OBRIGAÇÕES – PROGRAMA IMÓVEL NA PLANTA – SBPE – COM UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA CONTA VINCULADA DO FGTS DO(S) DEVEDOR(ES)/FUDICIANTE(S)” firmado em … (vide doc. n. …)

11. Ex positis, para fins de ressalva de seus direitos, com fulcro na boa-fé contratual e na responsabilidade pelas obrigações contratadas (CC arts 113 e 389), patenteada a relação consumerista na hipótese em tablado, o notificante requer:

a) a intimação da notificada no endereço registrado no preâmbulo para que entregue ao notificante pronto e acabado para fins de habitação, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas do recebimento da intimação desta notificação judicial o imóvel em tela, sob pena de se constituir em mora desde a data contratualmente prevista para essa obrigação de fazer, prevista para ser cumprida no dia …, em obediência termos do “CONTRATO DE COMPROMISSO DE VENDA E COMPRA DE BEM IMÓVEL”, constituído pela unidade n. … do Bloco … do Residencial …, com área de … m2, sendo …quartos com cobertura, no Bairro …, nesta capital;

b) em virtude da mora, proceda a indenização imediata ao notificante de quantia equivalente ao aluguel mensal mais taxa condominial (pelo mês inteiro ou pro ratio die) de um imóvel similar (mesma metragem, localização e características), no valor da locação mensal de R$ … (…), tendo como dies a quo a data de …; bastando contatar seus procuradores para indicação da conta-corrente bancária do notificante que serão realizados os depósitos;

c) cumuladamente, em virtude da mora, proceda a indenização imediata ao notificante de valor mensal da Taxa de Evolução de Obra que vem suportando junto à CEF diante do injustificado atraso do imóvel in quaestio. Basta a notificada contatar aos procuradores do notificante, que lhe será informado o valor devido e o boleto expedido pela CEF contra o notificante;

d) depois de transcorridas 48 (quarenta e oito) horas da intimação do notificado, sejam os presentes autos entregues ao notificante.

Valor da causa: R$ …

P. Deferimento.

(Local e data)

(Assinatura e OAB do advogado)

Compartilhe este artigo!

Nenhum comentário

Nenhum comentário ainda.

Sorry, the comment form is closed at this time.